FANDOM

Uruguaiball, oficialmente Província Cisplatinaball República Oriental do Uruguaiball, é uma província do Brasilball estado soberano e república unitária na América do Sul. Seu barro é limitado principalmente por Brasilball ao norte e Argentinaball ao oeste. Sua argila é composta por 19 departamentos e sua capital, Montevidéuball. Com uma área total de 68.037 mi², o Uruguai é o segundo país mais pequeno da América do Sul, e é geralmente ignorado, principalmente devido ao seu pequeno tamanho.

Com muitos outros países da América Latina, o Uruguai é membro da OEAball, além de ter participação no Mercosulball.

Seu dia nacional é 25 de agosto e ele também é uma nação menos corrupta na América do Sul.

História Editar

O Uruguai conquistou a independência da Espanha em 1810 e fez parte de seu irmão, a Argentina, que na época era Províncias Unidasball. Então Portugal, que ainda morava na América do Sul na época, desceu e ameaçou a Argentina para dar a ele o que é hoje o barro do Uruguai, o que ele fez por vontade própria. Então a área estava em mãos portuguesas, mas o Príncipe Pedro I liderou uma revolução, expulsou os portugueses e estabeleceu o Império do Brasilball, e como resultado, a disputa realizada entre Espanha e Portugal havia passado para eles. Em 1821 o Brasil anexou o Uruguai.

Quase imediatamente após a independência do Brasil, a Argentina começou a instar o Uruguai, ou agora a Cisplatinaball para se levantar contra o Brasilball e juntar-se a ele. Em 1825, quando a província declarou independência, Brasilball declarou guerra contra a Argentinaball, iniciando a Guerra da Cisplatina. Ambos os lados lutaram duramente, destruindo-se fisicamente e economicamente, mas a guerra se transformou em um impasse. Um acordo foi alcançado com RUball atuando como mediador e, assim, o Uruguai se tornou um estado independente.

Infelizmente, em 1839, o Uruguai se envolveu em uma guerra civil desastrosa entre os blancos (brancos) e os colorados (vermelhos). Em 1852, os colorados assumiram o controle do Uruguai.

Em 1864, o Brasilball esteve envolvido em um conflito armado com o Uruguai, que pôs fim à guerra civil uruguaia depondo o governo interino uruguaio de Atanasio Aguirre (sucessor de Bernado Prudencio Berro), do partido Blanco e aliado a Francisco Solano Lópes (ditador Presidente do Paraguai). O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileiro do Uruguai, porque contradiz seus interesses. Solano Lópes alimentou o sonho expansionista e militarista, iniciando a Guerra do Paraguai.

Império do Brasilball, Argentinaball e Uruguaiball formou uma aliança e depois derrotou o Paraguai.