FANDOM

Rio de Janeiroball é um Estadoball do Brasilball. O estado do Rio de Janeiro está localizado dentro da região

geopolítica brasileira classificada como o Sudeste. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiroball (Cidade).

O Rio de Janeiro é o menor estado da macrorregião do Sudeste e um dos menores do Brasil. É, no entanto, o terceiro estado mais populoso - com uma população de 16 milhões de pessoas em 2011 - e o terceiro maior litoral do país. Seu HUE é mais aberto e claro, (como desgaste desgaste desgaste [HUE]).

HistóriaEditar

O estado está entre os primeiros a ser colonizado pelo Portugalball, que atracaram na Baía de Guanabara em 1 de janeiro de 1502, em sua expedição exploratória. É por isso ele foi batizado de Rio de Janeiro.

O processo de colonização começou em 1531, com desembarque de Martim Afonso Sousa. A expedição dos colonizadores foi motivada por ameaças dos Franceses, Holandeses e Ingleses.

Essas nações participaram tarde das grandes navegações e começaram a invadir o território brasileiro.

As constantes invasões motivaram o rei a dividir o Brasil em 15 capitanias hereditárias que foram distribuídas a 12 nobres.

O território que hoje é ocupado pelo estado do Rio de Janeiro pertencia à Capitania de São Vicente.

A reação de Portugalball contra invasões francesas começou em 1565. O processo ocorre com a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Esta foi a segunda cidade fundada no Brasil.

Batalhas sucessivas de Portugalball contra Françaball e indígenas ocorreram em 1567 e 1568. Em batalhas como essas, a população indígena brasileira foi praticamente dezimada.

Como uma estratégia para gerenciar os invasores inimigos europeus, Portugalball dividiu o Brasil em dois governos em 1574. Os governos gerais estavam baseados em Salvador, Bahiaball e na cidade do Rio de Janeiro.

Após a chegada da Corte Portuguesa em 1808, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil e pertencia ao EStado da Guanabara. Esta condição durou até a fundação da capital atual, Brasíliaball.

Com a transferência do Distrito Federal pra o Centro-Oeste, a área do atual Rio de Janeiro tornou-se uma cidade-estado. Essa condição durou de 1960 a 1975, quando a cidade do Rio de Janeiro se uniu ao estado do Rio de Janeiro e se tornou sua capital. Esta é a atual organização política administrativa.

PersonalidadeEditar

Rioball é conhecido por sua personalidade, amigável; (como Brasilball) é o estado que mais representa o povo brasileiro, como samba, funk e bossa nova. Rioball também é muito conhecido por ser malandro. É um dos filhos preferidos do Brasilball, pois é seu filho mais popular. Tem um sotaque que é odiado com paixão pelos outros filhos.

GeografiaEditar

Rio de Janeiro é o menor estado da macrorregião Sudeste e um dos menores no Brasil. É, no entanto, o terceiro estado mais populoso do Brasil - com uma população de 16 milhões de pessoas em 2011 - e a terceira maior costa do país. Seu HUE é mais aberto e claro. (Como usar o desgastante [Hue]).

RelaçõesEditar

  • São Pauloball SPball (representa o estado de São Paulo) tem uma grande rivalidade com Rioball, os dois discutem o qual é a melhor maneira de falar a palavra "biscoito" corretamente. Como São Paulo é o estado mais populoso ele acha que é certo dizer "Bolacha", enquanto Rio fala "Biscoito" usando o sotaque local ("bixcoito"). Há outras rivalidades como a equipe de futebol, um assunto de desastres, HDI, etc.

CitaçõesEditar

"Sem HUE e Samba, não têm Rio de Janeiro"