FANDOM

Cubaball é a representação de Cuba,é um ball insular localizado no mar do Caribe ou América Central no mar,ele costumava se socialista na raça mais com a morte de Fidel Castro e a entrada de Raul Castro(O Famoso Traidor porco capitalista que assumiu o poder de Cuba em 2008)Cuba está se tornando uma ball capitalista(com isso ele começou a ser amigo dos EUA em 2015)ele gosta de fumar um charuto,Cubaball tem uma taxa de alfabetização de 99,8% que é ate que bom para um ball socialista. História:Numa terra bem distante (nem tão assim se você morar nas américas)existiam onde hoje é cuba Caveballs(Mais especificamente 3balls e 7balls)então eles viviam de boa até a chegada dos espanhois em 1510,Cubaball se chamava vila de Baracoaball,No mesmo ano a Espanha estabeleceu a Capitania-geral de Cubaball,primeira administração da região, que englobava, além do território atual de Cubaball, a Flóridaball e a Luisiana espanhola. Durante a colonização, a Espanhaball investiu em monoculturas de açúcar e tabaco, utilizando o sistema de plantagem, que no início contava com mão-de-obra escrava da 3ball. Cerca de trinta anos depois da chegada dos espanhóis, a população da 3ball e 7ball já havia se reduzido de 120 mil para algumas centenas, devido a vários fatores, tais como doenças, maus tratos e extermínio. Com a redução, a mão-de-obra começou a ficar escassa. Por isso a Espanhaball, que havia dado início à exploração de minas, começou a substituir os nativos por 8balls, semelhante ao que ocorreu em outras colônias espanholas e portuguesas na América.

Independência e domínio Americano Editar

Os primeiros movimentos em favor da independência da ilha datam do século XVIII, quando a Espanhaball exigiu monopólio na comercialização do tabaco cubano, em razão da valorização deste no mercado internacional. Os produtores de tabaco, conhecidos como vergueiros, se revoltaram, num movimento conhecido como Insurreição dos Vergueiros. No século seguinte houve outros movimentos pró-independência, influenciados por movimentos semelhantes em outras colônias. Todos foram contidos pela administração colonial cubana, que não conseguia conciliar os interesses da elite local com os da Coroa Espanhola. A luta armada começou de fato em 10 de outubro de 1868, num movimento denominado Grito de Yara. um advogado cubano , em 1868, organizou um movimento denominado "República em Armas". Essa revolta contou com o apoio de várias nações americanas e dos Estados Unidosball, mas a Espanhaball continuou o seu domínio sobre a ilha. Posteriormente foi organizado outro movimento, liderado por 4 cubanos sendo que o último é até hoje considerado um dos herois da independência cubana. A tática dos guerrilheiros foi ocupar faixas do litoral e alguns pontos considerados estratégicos. A Espanhaball tomou a iniciativa e realizou o que foi denominado reconcentración, que consistia em ball camponesas isoladas em campos de concentração. As lutas se estenderam até a intervenção dos Estados Unidosball durante a Guerra de Independência Cubana, em 1898, fato considerado o estopim da Guerra Hispano-Americana. Com a derrota na guerra, em 10 de dezembro de 1898 a Espanhaball teve de reconhecer a independência de Cubaball, além de ceder Porto Ricoball aos Estados Unidosball, através da assinatura do Tratado de Paris. Entretanto, os EUA passaram a ter grande influência sobre o novo país, que foi governado durante quatro anos por uma junta militar que defendia os interesses americanos. No dia 20 de maio de 1902, foi proclamada a república em Cubaball, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembleia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia, aos Estados Unidos, o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Ricoball, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos. Assim sendo, Cubaball manteve, mesmo após a independência, estrutura econômica similar àquela dos tempos coloniais, baseada na exportação de açúcar. De 1934 a 1959,Um cubano foi o dirigente de facto de Cuba, ocupando a presidência de 1940 a 1944 e de 1952 a 1959.[25] A presidência de Cubaball de Batista impôs enormes regulações à economia, o que trouxe grandes problemas para a população.  O desemprego se tornava um problema na medida em que os jovens que entravam no mercado de trabalho não conseguiam encontrar uma função para exercer.  A classe média, cada vez mais insatisfeita com a queda no nível de qualidade de vida, se opôs cada vez mais a Cubaball de Batista. Ainda durante essa época, Cubaball se transformou numa espécie de "ilha dos prazeres" dos turistas americanos.  Aproveitando o agradável clima tropical e a beleza das paisagens naturais, foi construída toda uma infraestrutura voltada para os visitantes estrangeiros. Nesse cenário, misturavam-se corrupção governamental, jogatina de cassinos, uso indiscriminado de drogas e incentivo à prostituição. À época, Cubaball era o ball da América Latina com o maior consumo per capita de carnes, vegetais, cereais, automóveis, telefones e rádios, apesar de todos estes bens estarem concentrados nas mãos de uma pequena elite e de investidores estrangeiros.

Revolução Editar

Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em 1956. Após dois anos de combate, a guerrilha havia conquistado a simpatia popular. Em 1° de janeiro de 1959, conseguiu derrubar o governo da Cubaball de Batista.  Após a tomada do poder, a revolução tomou rumos  socialistas. Cresceram, então, os conflitos entre o novo governo e os interesses norte-americanos. Em 1961, uma força militar treinada e financiada pelo governo dos EUAball de  John F. Kennedy, composta por exilados cubanos, tenta invadir o país através da baía dos Porcos. No ano seguinte, Cubaball foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEAball) graças à influência dos Estados Unidosball, só sendo readmitida 47 anos depois. No mesmo ano, o governo norte-americano impôs um embargo econômico que perdura até os dias de hoje.  Os graves conflitos de interesse entre Cubaball e Estados Unidosball acabaram forçando a aproximação do governo cubano com a União Soviéticaball. Em 1962, Cuba permitiu a instalação, em seu território, de mísseis nucleares soviéticos(Isso deu uma treta). Após quase cinquenta e três anos de governo de Castro, Cubaball exibe seus melhores êxitos no campo social, tendo conseguido eliminar o analfabetismo, implementar um sistema de saúde pública universal, diminuir significativamente as taxas de mortalidade infantil e reduzir o índice de desemprego. Com a dissolução da União Soviéticaball, em 1991, a situação econômica de Cubaball tornou-se extremamente delicada, uma vez que os principais laços comerciais do país eram mantidos com o regime soviético, que comprava 60% do açúcar e fornecia petróleo e manufaturas. Atualmente, Cuba é único país socialista do Ocidente, e um dos poucos do mundo, ao lado da Chinaball, da Coreia do Norteball, do Vietnãball e do Laosball.

Também no FANDOM

Wiki aleatória